Dark store: o que é e como impacta a logística

dark store o que e e como impacta a logistica

Quem compra na internet quer receber as mercadorias rapidamente. A partir disso, surge o desafio para os fabricantes, fornecedores e vendedores: como fazer entregas rápidas? A dark store é uma solução para melhorar a experiência do cliente ao otimizar a logística.

Independentemente do produto e da empresa que o fornece, a expectativa do consumidor é quase sempre a mesma: ter a compra dentro de suas casas no menor tempo possível e com qualidade. A informação é mencionada em várias pesquisas feitas recentemente.

O Reclame Aqui mostrou que, na última edição da Black Friday, a tendência se manteve entre os problemas mais comuns:

  • Serviço de entrega;
  • Atraso na entrega; 
  • Logística.

Para quem está do outro lado, esses “problemas” podem se tornar uma oportunidade de negócio! Abaixo, veja como as dark stores podem ser ótimas soluções para evitar falhas na entrega e garantir uma melhor experiência para os consumidores.

O que é uma loja dark store?

O que é uma loja dark store

Em uma tradução mais literal, dark store é um termo que significa “loja escura” ou “loja fantasma”. Também pode ser sinônimo para “loja oculta”, o que talvez seja uma definição mais interessante para relacionarmos ao mercado de logística.

Dark store, portanto, é um lugar destinado ao armazenamento, separação e envio de produtos comercializados online. Ou seja, funciona de maneira semelhante à maioria dos centros de distribuição (CDs). No entanto, não são a mesma coisa!

Diferentemente dos CDs tradicionais, que têm grandes espaços sendo localizados em zonas mais distantes das fábricas ou entregas, a dark stores são mais estratégicas na localização. Como são mais compactas, ficam situadas próximas aos centros urbanos.

Por isso, também podemos comparar esse tipo de empreendimento a uma loja tradicional, a qual permite acesso rápido ao produto, só que com portas fechadas para o público. Assim, também chegamos ao entendimento do termo “dark store”.

Na prática, o que temos é um espaço que funciona como um mini centro de distribuição de produtos comercializados no e-commerce. Sendo que o seu grande objetivo é encurtar a distância entre o produto e o cliente, permitindo entregas no mesmo dia, por exemplo.

Atualmente, vários segmentos podem utilizar desse método operacional na logística. Sendo que alguns apresentam uma tendência maior para tal serviço, como: supermercados, alimentação e bebidas, casa e decoração, além de moda e vestuário.

3 exemplos de dark store

As regiões mais desenvolvidas do mundo possuem diversos exemplos de dark store, principalmente, na Europa, Ásia e Estados Unidos. No Brasil, o modelo se tornou alternativa mais viável a partir da pandemia, que causou o isolamento social.

Abaixo, veja algumas ideias desse hub logístico em grandes empresas.

  1. Dark store da Amazon: tem parceria com a Whole Foods nos Estados Unidos, sendo um pequeno centro de distribuição local para selecionar e enviar itens.
  2. Dark store do Carrefour: na França, o Carrefour Sprint é operado pela Cajoo e entrega compras em até 15 minutos por meio do aplicativo Uber Eats.
  3. Dark store da Ambev: no Brasil, podemos mencionar a Ambev, que tem parceria com o aplicativo Zé Delivery e faz entregas de bebidas rapidamente.

Sem dúvida, para terem sucesso com esse método logístico, as empresas acompanharam uma tendência de mercado. Principalmente, no que diz respeito a conhecer seu público, investir em comunicação e apostar em tecnologia.

Outro ponto interessante é validar que existem dois tipos de dark store. O primeiro é para distribuir produtos próprios e o outro é para lojas parceiras, como terceirizando alguns serviços, o que vimos nos exemplos acima.

Em ambas as situações é possível obter vantagens competitivas. E, até o fim do artigo, vamos descobrir se essa também é uma solução para o seu negócio. Continue lendo!

As principais vantagens das dark stores

Dada a explicação do que é dark store e alguns exemplos, agora é mais simples observar a principal vantagem desse pequeno centro de distribuição. 

Como fica mais próxima do consumidor, permite:

  • Maior agilidade das entregas, oferecendo uma 
  • Experiência de compra mais aprimorada.

Ou seja, vai ao encontro daquele desafio que vimos no início do conteúdo, o de atender uma necessidade atual dos clientes, que querem receber seus produtos rapidamente. Além disso, há outros benefícios, os quais vamos conhecer nos tópicos que seguem.

Aproveitamento de lojas físicas

Se as lojas físicas, mesmo em regiões estratégicas, estão com pouco movimento comercial, então, elas podem ser transformadas em dark stores.

Redução dos custos de transporte

Gera redução de custos, principalmente aqueles relacionados ao transporte do produto. Afinal, a distância a ser percorrida é bem menor.

Redução de custos na implementação

O custo reduzido de implantação e operacionalização da estrutura é outra grande vantagem da dark store. Isso ocorre porque, nesse empreendimento, não existe a mesma complexidade de uma loja tradicional física, nem um grande centro de distribuição.

Redução dos impactos ambientais

Também reduz impactos ambientais, devido à menor distância entre produto e cliente. Logo, diminuem-se as emissões de carbono associadas à entrega.

Localização estratégica

Cria-se a chance de existirem dark stores em regiões com alto volume de pedidos, fazendo um atendimento de excelência nesses lugares.

Maior eficiência de gestão

Com a adoção de tecnologia nos estágios de recebimento, a dark store é capaz de processar muitos pedidos e com alta velocidade.

Experiência única ao cliente

Essa vantagem é uma consequência dos pontos acima. Se o cliente tiver uma experiência mais agradável, ele se torna um promotor da marca.

Os desafios de montar uma dark store

desafios de montar uma dark store

As dark stores podem ser escolhas assertivas do ponto de vista financeiro. Mas, para ganhar competitividade por meio desses espaços para cargas, um dos desafios na hora de montar dark stores é ser capaz de processar e enviar inúmeros pedidos. 

> Logo, exige-se investimento em uma estrutura de armazenagem adequada!

Sendo assim, para tornar o desafio uma oportunidade, visando esse modelo de estrutura de loja, é preciso maximizar a capacidade de armazenamento. Então, cria-se a opção de atuar com mais mercadorias sem ter que alugar um espaço maior para tal armazenamento.

Você sabia que alguns sistemas permitem aumentar muito o espaço disponível para mercadorias, sem ter que fazer grandes mudanças estruturais? Outros podem ser mais adequados para determinados tipos de produtos, como perecíveis (alimentos, medicamentos, etc).

Há ainda que se pensar na durabilidade, resistência e flexibilidade das estruturas metálicas que serão instaladas no local. Isso porque o ideal é ter um processo que funcione sem avarias ou estragos nas mercadorias estocadas.

Estruturas de armazenagem é com a ISMA!

Dessa forma, ao montar uma dark store, é essencial que você tenha os melhores parceiros, especialmente, os fabricantes e fornecedores de estruturas de armazenagem. A ISMA é essa parceira, com mais de 50 anos de experiência e conhecimento no assunto.

Criamos projetos personalizados e customizados para o seu negócio, sempre visando o melhor custo-benefício. Se o seu objetivo é montar uma dark store, conte com a nossa experiência. Entre nossas principais soluções estão:

  • Porta-Paletes;
  • Estantes;
  • Mezaninos;
  • Drives;
  • Flow racks;
  • Cantilevers, etc.

Atuamos conforme as principais legislações do setor e somos reconhecidos pela qualidade prestada, através do ISO 9001:2015. Conheça nosso catálogo de produtos e saiba como construir uma dark store de sucesso:

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